segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Uma Flor Chamada Magnólia

"Magnólia é uma flor proveniente de plantas do gênero Magnolia L., família Magnoliaceae. Também é o nome popular das plantas deste gênero, nativas das zonas temperadas do hemisfério norte"

Isso é o que o Wikipédia diz.

E o que eu digo? Eu Digo que a Magnólia que eu conheci é mais linda flor de todo campo. Como ela mesma dizia: ' A flor mais perfumosa do jardim' O significado vivo da palavra doçura.


Tal qual a flor que originou seu nome a matriarca da família Ribeiro era linda e frágil. Uma mulher forte, com o corpo fragil e castigado pelo tempo e pela saúde debilitada. Coração enorme, alma boa, sorriso fácil e palavra de incentivo, independente da situação.
Vaidosa, sempre tão cheirosa e de cabelos arrumados, sempre feliz, apesar de todas as dores que por vezes sentia... A mulher mais guerreira e otimista que tive o previlégio de conhecer, que apesar de suas limitações dava em nós um banho de fé e esperança. Um anjo que cumpriu sua missão aqui na terra e se foi. Partiu deixando em nós uma dor que não passa uma saudade imensa e uma sensação de desolamento. Deixou orfãos, seus filhos e filhas, netos e netas, irmãs, noras, amigos e agregados. 


Apesar de ter uma familia grande Magnólia sempre teve espaço no seu coração para acolher os agregados, assim foi com a minha família. Nos acolheu quando viemos morar em Petrolina, nos recebeu em sua casa e no seu coração. Minha mãe teve o prazer de sentir de novo o carinho de mãe desde que perdeu a sua em 2001, eu tive o prazer de conviver com ela, amar e ser amada.

A saudade é grande, a dor é dilacerante, mas em meio a tudo isso ficou uma sensação de conforto, por crer na salvação da sua alma e por saber que agora nossa linda flor, enfim, descansou. 
É com lágrimas nos olhos, tristeza na alma e saudade cortando o peito que me despeço. 

Vai em paz, Magui! Saiba que voce foi muito amada e seu legado de amor ao próximo fé em Deus e esperança que dias melhores virão ficou aqui na terra com todos que puderam ter a honra de cruzar seu caminho.

PS. Na segunda foto Magui ao lado de suas filhas Elza e Gilca.


Beijos, Vevel

8 comentários:

  1. a recomendação que eu darei é a seguinte:

    " Levem-na consigo dentro do coração. Saudades existem, mas peçam que ela siga em paz o caminho novo a ser percorrido, que vocês irão sempre lembrar dela carinhosamente."

    Beijocas sumida! Desaparece não, pois ai é igual ao fim do mundo e todos nós gritamos: ACABA NÃO MUNDÃO..(SOME NÃO VEVEL1)

    ResponderExcluir
  2. Verônica, não tenho nem palavras para agradecer tanto carinho que vc tem pela minha familia,a homenagem ficou linda assim como você.
    Beijosssss no seu coração, saiba que mesmo sem vó e sem vcs estarem precisando, mesmo assim estamos aqui, caso precise.

    ResponderExcluir
  3. NÃO TENHO PALAVRAS PARA COMENTAR POIS AS LAGRIMAS ME VEM AOS OLHOS, QUANDO PENSO NESTA PESSOA TÃO MEIGA , MARAVILHOSA, TÃO QUERIDA COMO FOI E, E SEMPRE SERA,POIS MAGUINOLIA JAMAIS SERA ESQUECIDA PELOS QUE LHE CONHECERAM, E TIVERAM O PRIVILEGIO DE CONVIVER COM ELA,SAUDADES MUITAS SAUDADES MINHA AMIGA,

    ResponderExcluir
  4. Mottinha, juro q nao sumo. Obrigada pelas palavras. Só Deus sabe a dor e a saudade que sentimos.

    Cleudinha, não precisa agradecer. Amor é assim, e pronto. E nós sentimos muita saudade de Magui.

    Mainha, eu imagino como a senhora esteja se sentindo. O sentimento que me toma tb é esse, de desconforto e desolamento.
    Só Deus pra nos dar forças.

    ResponderExcluir
  5. Magnólia ( como costumeiramente a chamava ) é um anjo que resolveu alçar voos mais rasantes e galgar elevado nível espiritual... Sei que onde agora repousa o seu espírito, continua fazendo os que lhe rodeiam + felizes. Ela é um espírito elevado: tenho certeza disso, estimulada pelas inúmeras formas de agir perante a vida: seu otimismo, sua resignação, aceitação, tranquilidade, harmonizava a todos que a cercavam e, o fato de jamais "murmurar" a transformava num ser tão lindo, tão angelical
    tão puro e tão essencial às nossas vidas!
    Magnólia será sempre imortal aos corações que tiveram a dádiva de ter o seu "amor": sublime amor, puro amor!

    Saudades imorredouras, amiga-mãe-confidente-conselheira...

    LOURDINHA ( Como carinhosamente me chamava ).

    ResponderExcluir
  6. Q DEUS ABENÇOE ESSA MOÇA SEMPRE.
    SUA HOMENAGEM A TIA MAGNOLIA FOI LINDA
    CONTINUE SEMPRE ASSIM COM ESSE DOM LINDO
    DE EMOCIONAR AS PESSOAS...UM GRANDE BEIJO
    DEUS ABENÇOE.

    FABY E ALLAN

    ResponderExcluir
  7. Tia Magnolia foi e será sempre um exemplo de doçura, tenho certeza q de onde ela estiver, estar feliz em saber q estar sendo carinhosamente lembrada por todos.
    bjsss SILVIA(sobrinha neta)

    ResponderExcluir
  8. Voçê realmente tem razão no que diz a respeito desta flor,ela foi colhida do jardim terrestre,porém seu cheiro continua a exalar entre nós.E lá no céu, ah lá no céu ,está enfeitando e perfundo o jardim de Deus. Isso que nos consola.Muito grata pela homenagem. Deus continue te abençoando.

    ResponderExcluir