sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Quando o amor toca o coração...


Ontem, li o esboço de um livro, uma linda estória de amor, escrito pelo fofo querido , Marcus Laert, e daí comecei a pensar na vida e no amor que é uma coisa que está presente em tudo, em todos os momentos de nossa vida. Comecei a lembrar de grandes histórias de amor que marcaram épocas, como as de: Tristão e Isolda, Helena e Páris, Capitu e Bentinho, Eurídice e Orfeu, Pilar e seu amado (no livro de Paulo Coelho; As margens do Rio Piedra sentei e Chorei) e porque não, a grande conhecida de todos nós que é a história de Romeu e Julieta.


Eu fico a me perguntar: Será mesmo que precisamos de alguém para ser feliz? Será que o amor que temos em nós não é suficiente? Será que necessitamos de um amor pra completar nossas vidas? Ou esse amor viria apenas para somar? Será que somos mesmo só “uma banda da laranja”?

Uma vez a Marisa Monte em sua música ‘Satisfeito’, fez o seguinte questionamento: “Quem foi que disse que é impossível ser feliz sozinho?” Eu respondo: Marisa, quem disse foi o grande poeta Tom Jobim em sua linda canção ‘Wave’, ele diz com todas as letras: “É impossível ser feliz sozinho” Mas agora eu que pergunto: Será que o sábio poeta está com a razão?

Numa sociedade cada vez mais individualista e solitária, onde somos engolidos pelos nossos afazeres, e correria do dia-a-dia, onde as horas insistem em passar voando, o amor está perdendo cada dia mais espaço, as pessoas estão cada vez mais frias e egoístas, não sobra tempo para amar ou se dedicar, ninguém quer “perder tempo” tentando conquistar o par.

Aí eu me pergunto: Onde será que vamos parar? Como será o futuro das próximas gerações?

Ao longo da vida eu aprendi (a duras penas) que ninguém precisa de ninguém para ser feliz. E hoje posso afirmar, sem ter dúvidas, baseada na minha própria história que a felicidade está em nós e de nós ela depende. Só de nós. A paz de espírito e o coração tranqüilo é o maior bem que podemos possuir. E disso, não devemos abrir mão. Depender dos outros é furada, depositar expectativa demais no outro é assinar a sentença de sofrimento. Quando se espera demais de uma pessoa, inevitavelmente essa pessoa nos decepcionará. Claro que essa é a minha realidade, pode ser que haja (com certeza há) quem discorde. Normal! O que serve de lição pra mim pode não servir pra o outro e vice e versa. O que devemos priorizar mesmo é a nossa felicidade. Dela não devemos abrir mão.

O Amor/relacionamento é um assunto muito abrangente e expansivo, romântica irremediável e apaixonada convicta ainda vou abordar muitas vezes esse tema por aqui.



Beijos, Vevel

8 comentários:

  1. Excelente texto.

    Para sermos felizes, precisamos de nós mesmos. Precisamos nos resolver, saber o que queremos de verdade.
    Para estar com uma pessoa, precisamos querer dividir algo com alguém, dar espaço pra ela entrar, mas com calma e com tempo.
    É preciso estar em sintonia para entender o outro sem questionar quando não houver espaço.

    Beijocas meninas!

    ResponderExcluir
  2. Poucas vezes a gente lê uma opinião apaixonada a respeito de um tema que questiona, justamente, a crise das paixões.

    Grata surpresa ler esse belo texto seu. Escreva mais! As retinas merecem sua prosa.

    Bjs

    Leo

    ResponderExcluir
  3. Ôôoo Leozinho, que belas palavras. Vc sabe sou sua fã, vc é meu "muso inspirador" o escrevedor de coisas mais sábio que eu conheço. Obrigada, beijos!

    ResponderExcluir
  4. Quem é Marcus Laert??? Também não conheço... :(

    ResponderExcluir
  5. Liny, tu ta brincando, né? Marcus Laert é Motttinha.

    ResponderExcluir
  6. Para ser feliz basta estar bem consigo mesmo! isso é fato! (mas como uma burra escorpiana eu algumas vezes esqueci disso) ;)
    Quem não quer um pouquinho de dengo, ter alguém por perto pra dividir alegrias, medos e anseios?
    Infelizmente hoje nem todo mundo mais está preparado para isso e quando a frustração vem.. ela é grande!

    "O segredo é não correr atrás das borboletas... É cuidar do jardim para que elas venham até você."

    ResponderExcluir